Ubuntu Leaders Academy África e Médio Oriente

Atualizado: Mar 18

O tema que trago hoje é de empreendedorismo social e voluntariado. Para quem não sabe eu fiz a Academia de Líderes Ubuntu em 2018 com o IPAV e em 2020/2021 a formação de formadores desta metodologia para poder continuar a apoiar a família Ubuntu de uma forma ainda mais ativa.



O que é filosofia Ubuntu?


A palavra “UBUNTU” é uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se.


O método Ubuntu leva-nos ao desenvolvimento de cinco competências chave, centrais do desenvolvimento humano: tornar-se pessoa. A primeira etapa foca-se nas competências pessoais [ Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência ] e a segunda , the segunda, reforça competências sociais e relacionais [ Empatia e Serviço ].



Um programa de educação não-formal marcado por uma dimensão experiencial e relacional: "Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas."(Conceito Ubuntu)."


Inspirado por modelos de referência mundial de líderes servidores (como Mandela ou Luther King) assim como líderes comunitários locais.


A metodologia Ubuntu está estruturada em cinco pilares:




  1. Autoconhecimento

  2. Autoconfiança

  3. Resiliência

  4. Empatia

  5. Serviço



Fonte: Academia de Líderes Ubuntu, 2020



O que é a Ubuntu Leaders Academy Africa and Middle East?


A Academia tem vários formatos que podem conhecer aqui.


Eu estou neste momento como uma das animadoras e formadoras da metodologia Ubuntu na Academia de Líderes para África e Médio Oriente!


Nesta tipologia digital de cinco semanas vão ser estas as etapas:


Foram recebidas nesta edição 842 candidaturas vindas de 58 países diferentes onde contámos 48 nacionalidades! Fico sempre espantada e maravilhada com estes números e ainda mais com estas pessoas.



Irei ser uma das orgulhosas formadoras de um destes grupos transnacionais, vai ser uma verdadeira aventura! Vou dando notícias ubuntu em próximos artigos para quem estiver mais interessado sobre o tema.


Para passar as boas energias ubuntu partilho uma foto de grupo da primeira sessão:


Entretanto sigam a página de LinkedIn da Academia aqui e subscrevam as minhas newsletters aqui.


A conclusão desta aventura ficou registada neste novo artigo aqui.


Saudações Ubuntu,

Joana Feliciano




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo