top of page

Como desaparecer na internet

Hoje vamos fazer o exercício do contraditório. É tempo de pensar como "desaparecer" na internet. Vamos ser anti-marketing. 😱 Não vamos procurar notoriedade, partilhas, reações, seguidores e buzz. Será possível?




A internet funciona como um directório onde através de motores de busca e endereços de rede (URL - Uniform Resource Locator) conseguimos agora chegar em segundos aos resultados e respostas que procurámos durante toda uma vida.


Algumas medidas para tornar o seu plano de sair da internet mais eficaz:


1. Elimine o seu perfil nas redes sociais

  • Facebook - recomendo que faça primeiro uma cópia das suas informações (ver como aqui). Para eliminar o seu perfil terá de seguir vários passos - todos explicados aqui. Mas atenção:

Se iniciou a eliminação da sua conta há menos de 30 dias, podes cancelar a mesma. Após 30 dias, a sua conta e todas as suas informações vão ser permanentemente eliminadas e não vai poder recuperá-las.


Pode demorar até 90 dias desde o início do processo de eliminação para serem eliminados todos os conteúdos que publicou. Enquanto o Facebook elimina estas informações, as mesmas ficam inacessíveis para outras pessoas que utilizem a rede social.

  • Twitter - uma cópia das suas informações pode ser solicitada aqui. Para a eliminação siga estes passos aqui.

  • LinkedIn - siga os passos indicados aqui.

  • Instagram - por experiência própria sugiro que elimine todas as suas publicações mesmo que manualmente antes de proceder com o pedido de eliminação da conta aqui. A razão? Depois de eliminarem a sua conta o username utilizado fica novamente disponível (sim mesmo que seja o seu nome) e pode ser utilizado por contas não fidedignas que conseguem recuperar e usar todas as suas publicações como fossem suas. Pode ser um erro temporário do Instagram, mas mais vale prevenir. Para saber mais sobre o que fazer em caso de crime de roubo de identidade ver este artigo que escrevi aqui.


2. Adeus conta Google


Esteja consciente desta despedida que implicará eliminar o seu endereço de email e todos os produtos da Google aos quais subscreveu (YouTube, Google Analytics, Google Keep, Google Forms, Google Drive, etc)


Excluir a sua conta google significa:

  • Perderá todos os dados e conteúdos dessa conta, como e-mails, arquivos, agendas e fotos.

  • Não será possível usar os serviços do Google em que fez login com essa conta, como o Gmail, Drive, Agenda ou Play.

  • Perderá o acesso a assinaturas e conteúdos que comprou com essa conta no YouTube ou no Google Play, como apps, filmes, jogos, músicas e programas de TV.

Se mesmo assim quiser seguir em frente então está na hora de salvaguardar as suas informações, veja como aqui.


Para excluir a conta deverá seguir estes passos aqui:

  1. Acesse sua Conta do Google.

  2. No painel de navegação à esquerda, clique em Dados e personalização.

  3. No painel Fazer o download, excluir ou criar um plano para seus dados, clique em Excluir um serviço ou sua conta.

  4. No painel Excluir sua Conta do Google, clique em Excluir sua conta.



3. Crie identidades anónimas para as plataformas que não são elimináveis


Caso não consiga eliminar alguma conta mas apenas desativar sugiro que mude os seus dados pessoais de registo por outros anónimos. Faça isso para os campos do nome,e-mail, telefone e toda a informação obrigatória.


Sabia que existe um serviço para a criação de um pseudónimo/ identidade anónima? Chama-se Fake Name Generator.

4. Procurar por si na internet

Através de motores de busca (Google, Yahoo, Sapo, Bing, etc) procure os serviços e páginas onde no passado fez registo log in. Pode também usar o JustDelete.me , um diretório de URLs que destaca os links dos possíveis serviços em que os utilizadores podem excluir registos e direciona para as páginas de acesso de cada plataforma. Caso alguma dessas páginas não permita eliminar contacte diretamente a entidade da página a solicitar a remoção.


5. Remova o seu nome de utilizador/ nickname em todos os fóruns

Procure os fóruns onde participou e elimine as suas publicações e perfil. Pode ser uma tarefa árdua em caso de fóruns em que não está como moderador(a).



Está pronto/a?











Saudações Digitais,

Joana Feliciano




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page