top of page

Marketing twist do mês: Snickers e homofobia

Atualizado: 20 de ago. de 2021

O marketing twist deste mês é sobre a marca Snickers. 🍫 Deu conta do que se passou no nosso país vizinho Espanha?


A marca lançou um spot publicitário com o título "El Chiringuito" - pode ver abaixo, e foi logo dizimada pela opinião pública que colocou o infeliz anúncio na categoria de homofóbico.


O anúncio em questão tem presente o influencer espanhol Aless Gibaja que pede uma bebida num tom entusiasta antes de comer um Snicker. Depois da primeira dentada transforma-se noutro homem, reforçando a mensagem recorrente da marca: "tu não és tu quando tens fome".


Rapidamente a marca reagiu retirando o anúncio do ar e pedido desculpas publicamente mas "uma vez na internet, para sempre na internet".




Desafio: Espreite os anúncios e comente abaixo neste artigo a sua opinião.


Esta não é a primeira vez que a marca sofre de backlash (i.e. uma reação negativa forte de um elevado número de pessoas) repleto de críticas sobre estar a promover a homofobia. O anúncio que fizeram para a Super Bowl 2007 também levantou ondas de contestação:


Mas se já tinham tido esta lição no passado qual a razão para não a aprenderem?

Bem, a Snickers tem na sua fórmula amendoim 🥜 (peanuts em inglês) e sim por muito básica que seja a analogia a marca desde o início colocou no seu target os homens. Desde meados dos anos 2000 a marca tem usado o humor, com mais ou menos sensibilidade, para conseguir atingir a sua audiência do sexo masculino que está nos anos finais da adolescência e na casa dos 20 anos.


Em 2010 redefiniram as estratégia introduzindo a mensagem "tu não és tu quando tens fome" mantendo o humor à mistura, mas com os exemplos ao longo dos anos temos visto que não têm conseguido trabalhar assim tanto na sensibilidade...


Saudações Digitais,

Joana Feliciano




0 comentário
bottom of page