Marketing Twist do mês: Giveaway em modo spam

Viu a imagem abaixo nas stories do Instagram de vários contactos seus? Recebeu imensas notificações de menção em comentários? Um giveaway que de viral tornou-se quase em spam para muitas pessoas.

fonte: Biblia Mt Engarsada


A agência de viagens Honeymooners lançou o passatempo nas suas redes sociais que só no Instagram resultou em mais de 112 mil likes e 653 mil comentários. Tendo em conta que nas restantes publicações o alcance parece manter uma média na casa das centenas de comentários e likes isto que dizer que a engagement rate desta marca catapultou este mês para números bem vantajosos!


Milhares de pessoas trabalharam gratuitamente para a marca, que em troca de likes, comentários e partilhas na ânsia de ganhar o passatempo, pouparam à marca umas centenas de euros em publicidade!


Muitas pessoas, como eu, tomaram conhecimento de uma marca que até ao momento desconhecia e muitas outras devem ter ficado como novos seguidores por arrasto.


Portanto vamos a contas sobre esta campanha de marketing:


💸 Crescimento extra positivo na engagement rate (i.e. número de likes, partilhas e comentários a dividir pelo número total de seguidores)

💸 O número de seguidores subiu

💸 Publicidade gratuita através de partilhas nas redes sociais e devido a artigos como este (ups!)


...mais se podia analisar se tivessemos acesso aos dados de análise do website e redes sociais da marca, mas podemos imaginar alguns impactos:


📈 aumento de visitas ao website

📈 novos subscritores na newsletter

📈 novas leads e conversão em clientes


O que achou desta campanha?


Saudações Digitais,

Joana Feliciano



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo